DISCIPLINA POSITIVA: Responsabilidade » We Love Cherry
1
ago
DISCIPLINA POSITIVA: Responsabilidade

Há algum tempo, fiz um post sobre como minha vida mudou quando conheci a Disciplina Positiva através do livro Disciplina Positiva de Jane Nelsen.

Trata-se de um guia maravilhoso para pais e professores como recurso para ajudar as crianças a desenvolver a autodisciplina, a responsabilidade, a cooperação e a capacidade de resolver problemas.

2080857

Minha ideia é compartilhar com vocês, um conteúdo especial que pode fazer a diferença na vida das nossas crianças.

Nesse primeiro post sobre o tema, dividi aqui com vocês as Diferenças entre Elogio e Incentivo.

Hoje o tema será sobre:

 Responsabilidade

Por Jane Nelsen

“… as crianças  da sociedade atual têm menos oportunidades para aprender a ser responsáveis e motivadas. Não ‘precisamos’ mais delas  como contribuintes importantes para a sobrevivência econômica.

Em vez disso, recebem demais em nome do amor sem nenhum esforço ou investimento de sua parte, ou a formação de habilidades é simplesmente negligenciada por causa das muitas exigências de uma vida agitada ou da falta de entendimento de como é importante as crianças darem contribuição.

Muitas vezes tiramos das crianças oportunidades de sentirem que fazem parte e que são importantes de modos significativos por meio de contribuições responsáveis, e depois nos queixamos e as criticamos por não desenvolverem responsabilidade.

As crianças não desenvolvem responsabilidade quando pais e professores são muito rigorosos e controladores, ou então, ao contrário, quando são permissivos. Elas aprendem a ser responsáveis quando têm a oportunidade de fazê-lo num clima de gentileza, firmeza, dignidade e respeito.

Precisamos oferecer oportunidades para que elas experimentem a responsabilidade em relação direta com os privilégios que desfrutam. …

Precisamos compreender que  temos a obrigação de oferecer as oportunidades, …, para que as crianças desenvolvam responsabilidade e motivação.”

 

Disciplina Positiva: Responsabilidade4 Disciplina Positiva: Responsabilidade3 Disciplina Positiva: Responsabilidade2 Disciplina Positiva: Responsabilidade5 Disciplina Positiva: Responsabilidade1

 

No próximo post, vou dividir com vocês as diferenças entre as diferenças entre as 3 principais abordagens para a interação adulto-criança: Rigidez X Permissividade X Disciplina Positiva, OK?

Amor & Luz,

LALA 

 


Newsletter

Acompanhe nas redes sociais!

Compartilhe



Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *
Comente via Facebook

Comentários desativados