Mumbai: O que Fazer & Onde Ficar » We Love Cherry
3
mai
Mumbai: O que Fazer & Onde Ficar
Em: Viagem

Dicas de Mumbai 1

Mumbai, antiga Bombay ou Bombaim (nome dado pelos portugueses), é a maior e mais importante cidade da Índia.

Não bastassem essas caraterísticas, é a cidade mais povoada, dinâmica e cosmopolita do país.

Conta com uma população estimada em mais de 12 milhões de habitantes, ou quase 21 milhões, se consideramos sua região metropolitana, e é a 4.ª cidade mais populosa do mundo.

Mumbai não faz parte do itinerário turístico mais comum para uma primeira vista à Índia, o chamado de “triângulo dourado” (Délhi, Agra e Jaipur), mas, a sua visita, é sem sombra de dúvida super indicada.

Cenário do filme que ganhou o Oscar em 2008 “Quem quer ficar milionário“, Mumbai é uma cidade única, incrivelmente diferente de tudo o que você já viu.

Ela é suja, caótica, barulhenta e ao mesmo tempo impressionante, com aromas encantadores, segura, com cores apaixonantes e com pessoas espirituais, felizes e simpáticas, apesar de toda a desigualdade existente.

Você até pode pensar que Mumbai, por ser uma cidade grande, é parecida com Nova Délhi, mas isso não é verdade. Para se ter uma ideia, Nova Délhi parece Londres se comparada à Mumbai. Não entendeu, eu explico: já imaginou ver uma cidade sem faixas de trânsito, sem placas, sem faixas de pedestres, com buzinas funcionando 24h por dia, 7 dias por semana? Essa é Mumbai. Não que Nova Délhi seja super organizada, mas pelo menos existem faixas de trânsito e calçadas para pedestres.

Mumbai é uma loucura, cheia de descobertas interessantes!

Surpreendente, né?!

Então, vamos às dicas!

São tantas, que tive que dividir o post de Mumbai em duas partes. Aqui vai a 1ª parte: 

 

Onde Ficar

1) Taj Mahal Palace

Foto: Wikipedia

Taj Mahal Palace. Foto: Wikipedia

Taj Palace é um hotel 5 estrelas (que mais parece ser 6 estrelas!), super tradicional, localizado em Colaba, próximo ao Portão da Índia (Gateway of India).

Eu me hospedei lá e foi uma experiência única! Já na recepção provamos o melhor chá ever, o Masala Chai, de noite sempre éramos surpreendidos com alguma delícia no quarto. Ganhei arranjos de flores, escalda pés, recadinho com poesia, mini produtos de beleza além dos já existentes no banheiro, enfim, fomos super mimados. 😉

Dizem que Jamsedji Tata (o famoso Mr. Tata) decidiu construir esse hotel depois de ter sua entrada proibida no então grande hotel da cidade, o Watson’s Hotel, por ser restrito aos “brancos”apenas.

Esse hotel é tão tradicional em Mumbai que sem dúvida alguma faz parte do roteiro de 10 em cada 10 turistas que visitam a cidade. Alguns hóspedes famosos que já se hospedam lá: vários reis, diversos presidentes inclusive Mick Jagger, Margaret Thatcher, Príncipe Charles, Jacqueline Onassis, William Jefferson Clinton, David Rockefeller entre outros.

 

2) The Oberoi 

The Oberoi, Mumbai

The Oberoi, Mumbai

A rede de hotéis Oberoi é sem dúvida também uma das melhores do mundo.

Fiquei muito em dúvida se deveria me hospedar no Taj ou no Oberoi em Mumbai. Acabei optando pelo Taj pela tradição que ele tem na cidade. O Oberoi é um hotel mais moderno, com uma decoração mais internacional. Nele há também um shopping com lojas excelentes e alguns restaurantes.

Infelizmente tanto o Taj, como o Oberoi por serem hotéis tão importantes e símbolos de Mumbai, foram vítimas de um ataque terrorista em novembro 2008, com centenas de vítimas. Atualmente o esquema de segurança impressiona a todos e até o presidente dos Estados Unidos Barack Obama já se hospedou no Taj após o atentado.

 

O que Fazer

Não faltam opções em Mumbai. A maior cidade da Índia oferece um pouquinho de tudo. Essa metrópole é um misto de Nova Iorque e Hollywood, com a maior favela do Oriente.

Para conhecer Mumbai por inteiro seriam necessárias semanas, talvez meses. Mas como o nosso tempo foi curto e imagino que o de vocês também, aqui vão os principais pontos turísticos que eu indico conhecer:

 

1) Portão da Índia (Gateway of India)

Portão da Índia, Mumbai.

Portão da Índia, Mumbai.

Sem dúvida é o cartão postal mais popular de Mumbai, fica pertinho do porto e de frente para o mar. Com 26 metros de altura, esse arco foi construído para comemorar a visita do Rei George V e da Rainha Maria à Índia, em 1911. Mas, o Portão da Índia não é exatemente um arco do triunfo para os súditos da Rainha: foi por lá que as últimas tropas britânicas deixaram Mumbai quando a Índia conseguiu sua independência, em 1948.

 

2) Hotel Taj Mahal Palace

PicMonkey Collage

PicMonkey Collage 3

Esse hotel além de ser incrível, ele é super tradicional e faz parte do roteiro turístico da cidade. Ele é um ponto-de-encontro da elite indiana, turistas e empresários do mundo todo. Seus restaurantes absolutamente impecáveis são o que há de mais sofisticado na metrópole.

 

3) Ilha da Elefanta

PicMonkey Collage 4

A Ilha da Elefanta foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. Esse nome vem de uma estátua de elefante que ficou lá até 1814, mas hoje está num museu em Mumbai.

Os templos foram construídos entre 450 e 750 DC, eles foram escavados em pedra e dedicados a Shiva, um dos principais Deuses hindu, juntamente com Brahma e Vishnu. Lá você vai poder ver muitos macacos também!

Para chegar à ilha, existem barcos próximos ao Portão da Índia, que saem a cada 5 minutos, entre 9 da manhã e 2 da tarde. O percurso dura cerca de 40 minutos.

 

4) Universidade de Mumbai

Universidade de Mumbai

Universidade de Mumbai

Construída no mesmo padrão do Big Ben, em estilo gótico, essa universidade conta com uma biblioteca com quase um milhão de livros.

 

5) Victória Terminus (atualmente chamada de Chhatrapati Shivaji)

Victoria Terminus

Victoria Terminas

Victoria Terminus é uma das estações de trem mais cheias da Índia. É também Patrimônio da Humanidade da Unesco.

 

6) Museu Mani Bhavan (Casa do Gandhi)

PicMonkey Collage 6

PicMonkey Collage 7

 

Mani Bhavan é uma biblioteca e museu que mostra um pouco da vida de Gandhi, desde sua infância até sua vida adulta e explica como ele se tornou o líder do movimento indiano nacionalista que levou à independência do país.

Em 2010, Barack e Michelle Obama visitaram Mani Bhavan em honra à contribuição de Gandhi ao ativismo político pacífico.

Esse museu, sem dúvida, foi o que mais me emocionou. Vale muito a pena a visita.

 

7) Colaba

 

Colaba

Colaba

Colaba é uma das sete ilhas que formam Mumbai. Boa parte do que você precisa ver na cidade está na região de Colaba ou perto dali (Portão da ÍndiaTaj Palace, museus…), o que torna essa região tão especial para visitar.

 

8) Dhobi Ghat (Lavanderia)

PicMonkey Collage 5

A maior lavanderia ao ar livre do mundo. Fica localizada próxima à estação de trem Mahalaxmio Western Railway’s Saat Rasta. É possível vê-la do viaduto da estação Mahalaxmi. É inacreditável! Essa “neblina” nas fotos, verdade é o vapor da água.

 

9) Crawford Market (Mercadão)

PicMonkey Collage 12

Construído em 1868, por iniciativa de Arthur Travers Crawford (projecto de William Emerson), este mercado foi até há poucos anos um dos mais movimentados de Mumbai. Entre as várias curiosidades acerca deste mercado está o facto de os pavimentos serem em pedra de Caithness (Escócia) e por isso se mantêm frescos ao longo do dia, de ter sido o primeiro edifício do país a ter iluminação elétrica.

É impressionante a quantidade de especiarias que você pode ver e o melhor: sentir aqui! E não deixem de ver as cenouras indianas, elas são vermelhas!

 

10) Dr. Bhau Daji Lad Museum (antigo Museu da Victoria e Albert)

Dr. Bhau Daji Lad Museum

Dr. Bhau Daji Lad Museum

O museu mais antigo de Mumbai, fundado em 1855, durante o reinado britânico.

 

11) Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya (antigo Museu do Príncipe de Wales)

Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya Museum

Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya Museum

Chhatrapati Shivaji Maharaj Vastu Sangrahalaya fica no meio de um bonito jardim botânico. Nesse museu você encontra arte, arqueologia, design e história natural.

 

12) National Gallery of Modern Art Mumbai (Galeria Nacional de Arte Moderna de Mumbai)

National Gallery of Modern Art Mumbai

National Gallery of Modern Art Mumbai

Fundada em 1954, a Galeria Nacional de Arte Moderna possui uma das coleções mais ricas do país. Situada onde antes foi o palácio do Marajá de Jaipur, a galeria tem aproximadamente 17 mil trabalhos, incluindo pinturas, esculturas e fotografias.

 

13) Templo ISKCON 

Screen Shot 2015-05-03 at 16.50.07

O Templo ISKCON (Sri Sri Radha Rasabihari ji Temple) foi aberto em 1978 e fica em Juhu. O complexo desse templo é um dos mais visitados no país. Trata-se de um oásis espiritual no meio da capital financeira e comercial da Índia.

 

14) Dharavi

Screen Shot 2015-05-03 at 16.33.42

Dharavi é a maior favela da Índia, com cerca de um milhão de moradores. O tour visa quebrar com o estereótipo negativo associado à favela, mas para quem faz o passeio percebe logo que não se trata bem disso…

Eu não fiz esse passeio e meus amigos que fizeram também não gostaram muito. O cenário é muito triste, cenas chocantes como as crianças brincando no lixo são comuns e os guias proíbem fotos dessas cenas. Então, a sensação que passou era a de que eles não queriam mostrar tanto a realidade do local.

 

15) Bollywood

Screen Shot 2015-05-03 at 11.15.15 PM

O tour para Bollywood inclui ver gravações ao vivo, show ao vivo de dança e passeio pelas casas dos artistas de cinema. Eu não fiz esse passeio, por isso não posso dar mais detalhes. Mas, para quem é fã de cinema e te curiosidade para conhecer os bastidores das gravações, esse pode ser um passeio interessante.

Eu particularmente não fiquei com vontade de fazer esse passeio. Talvez se tivesse mais tempo disponível eu fizesse…

 

16) Chowpatty Beach (Praia de Chowpatty)

PicMonkey Collage 21

Em Mumbai, as pessoas frequentam as praias vestidas com roupas e não biquinis! Isso por uma questão cultural, além de atualmente ela ser considerada uma das praias mais contaminadas do mundo. Nadar é proibido nessa praia.

Aconselho um passeio a pé ou mesmo de carro beirando a orla pela Marine Drive.

 

17) Jardins Suspensos (Hanging Gardens) 

PicMonkey Collage 14

Os Jardins Suspensos em Mumbai ficam no topo de Malabar Hill, no lado leste, do lado oposto ao Kamala Nehru Park. De lá é possível presenciar lindos pores-do-sol sobre o mar Arábico.

 

18) A Residência Mais Cara do Mundo

PicMonkey Collage 15

O homem mais rico da Índia e dono da quarta maior fortuna do mundo,  Mukesh Ambani, decidiu inovar ao construir sua residência. O bilionário decidiu construir um prédio, de 27 andares, para morar junto com a sua esposa e três filhos, o edifício Antilia. A construção está avaliada em R$ 1,7 bilhão e foi considerada pela revista Forbes como a mais cara do mundo.

O prédio conta com 600 funcionários para manter as suas dependências impecáveis. Academia de ginástica, estúdio de dança, sala de cinema para 50 pessoas, 168 vagas de estacionamento, 9 elevadores e 3 heliportos estão entre os luxos do lugar.

A segurança do prédio é chocante, parece que estamos diante de uma embaixada americana.

Gostaram das dicas?

Olhe o que vai ter no próximo post, com a 2ª parte de Mumbai:

  • Onde Comprar (com dicas de lojas incríveis que descobri);
  • Onde Comer (com os restaurantes mais tops – e claro super confiáveis! – da cidade);
  • Dicas que Valem Ouro e
  • O que Evitar

Nos posts futuros vou falar da minha experiência e dicas sobre Jaipur, Nova Délhi e Agra.

Inscreva-se para receber as newsletters por email. 😉

Amor & Luz,

LALA 


Newsletter

Acompanhe nas redes sociais!

Compartilhe



Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *
Comente via Facebook

Comentários desativados